Tempo de leitura: 3 minutos
Os cálculos judiciais fazem a diferença nas ações coletivas
Que as ações coletivas mobilizam uma grande parte da equipe interna, é de conhecimento geral. Esses processos costumam ser estratégicos e, em sua grande maioria, movimentam valores expressivos. Isso quer dizer que o desafio é dobrado!
Nossa experiência nos mostrou que se tratando de Cálculos Judiciais, alguns pontos podem fazem a diferença. Entendemos, ao passar dos casos, que celeridade e segurança contribuem bastante na montagem da defesa dessas ações.
Mas não só!
Primeiro, calma. Embora o processo deva ser longo, há maneiras de diminuir esse tempo de disputa:
1. Identifique quais os pedidos estão sendo feitos naquela ação
2. movimente os departamentos necessários.
Esse ponto é importante para não sobrecarregar ninguém antecipadamente!
Atente-se também à fase de instrução, ela é o melhor momento para liquidar uma ação. Como nesse período ainda não há um prazo estabelecido, então é possível avaliar os riscos daquele processo e traçar estratégias para acordos individuais aos reclamantes. Seu parceiro nos cálculos deve estudar detalhadamente o histórico de condenações para aquele tema, analisar a política interna e possíveis jurisprudências.
Assim é possível chegar em um valor justo para ambas as partes. Você ganha liberdade para negociar acordos, evita surpresas na execução com problemas de caixa em casos de provisão subavaliados, além de evitar provisionamento superavaliado. Sem dúvida um grande diferencial para apresentar ao seu cliente.
Levando em conta o volume de substituídos, a complexidade dos casos e os pedidos dos autores, a documentação pode variar de uma ação para outra. Quem vai determinar o que é necessário é o seu parceiro em cálculos, mas alguns documentos são comuns para diferentes ações.
➡️ Cópia da ação: uma cópia da ação judicial deve estar anexada aos documentos necessários para os cálculos pois é com ela que o seu parceiro vai identificar o tipo de ação (se danos trabalhistas, morais ou qualquer outro) e quais os fundamentos que se baseiam aquela ação.
➡️ Política interna da empresa: a priori pode parecer dispensável, mas a política interna de uma empresa pode esclarecer diferentes entendimentos de um mesmo tópico. Aqui na Bernhoeft já conseguimos reduzir uma ação em 94,94% do valor inicial em um caso de progressão salarial.
Isso foi possível porque entendemos o plano de cargos e carreiras da empresa em questão. O perito designado entendeu as diretrizes de política interna de uma maneira equivocada e os cálculos foram majorados por isso.
➡️ Relatório de identificação dos beneficiários: é aquele documento em que consta a lista com os nomes, CPFs e outros dados dos beneficiários como endereço, contato, data de nascimento e mais.
🚀 Tecnologia em ações coletivas
O vídeo abaixo é uma demonstração de robôs desenvolvidos pela nossa equipe de TI. Paulo Souza , sócio de Cálculos Judicias aqui na Bernhoeft, explica como acontece essa análise, organização e apuração dos dados. No exemplo citado no vídeo, foram analisados 1.256 arquivos, com mais de 9.000 funcionários, para extrair os 2.000 substituídos de acordo com o que foi solicitado na ação. Vale a pena tirar um tempo para entender como esses softwares funcionam!